domingo, 6 de março de 2011

ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS PODEM AUMENTAR A CHANCE DE DISFUNÇÃO ERÉTIL

Os homens que tomam antiinflamatórios não esteróidais (AINEs), três vezes ao dia por mais de três meses têm 2,4 vezes mais probabilidade de ter disfunção erétil em comparação aos homens que não tomam os medicamentos regularmente, segundo um estudo publicado no jornal de Urologia Kaiser.

Embora pesquisas anteriores mostraram uma tendência em direção a esse mesmo entendimento, este estudo observacional utilizado registos de saúde eletrônicos, um banco de dados da farmácia e dados automatizados, questionário auto-exame o uso de AINEs em uma população etnicamente diversificada de 80.966 homens com idade entre 45 a 69 anos em toda a Califórnia.

Depois de controlar idade, raça, etnia, tabagismo, diabetes, hipertensão, doença cardíaca, colesterol alto e índice de massa corporal, os pesquisadores descobriram que a disfunção erétil foi de 1,4 vezes maior - uma pequena redução - entre usuários de AINES regular em relação aos homens que não tomam os medicamentos regularmente. Esta associação foi consistente em todas as faixas etárias .

"Este estudo é um grande exemplo de como podemos trabalhar para entender a segurança e a eficácia do que recomendamos para nossos pacientes. Iniciamos este estudo pensando que iria encontrar o efeito oposto: que os AINEs teria um efeito protetor porque elas protegem o coração, que também está ligada à disfunção erétil ", disse o autor sênior do estudo Steven J. Jacobsen, MD, PhD, epidemiologista e diretor de pesquisa da Kaiser Permanente Califórnia do sul. "O próximo passo é mergulhar um pouco mais para entender a fisiologia de base do que pode estar acontecendo com esses medicamentos."

A disfunção erétil é um problema comum em muitos homens de meia-idade e idosos. Segundo o National Institutes of Health, cerca de 5 por cento dos homens com 40 anos de idade e entre 15 e 25 por cento dos homens de 65 anos de idade apresentam disfunção erétil a longo prazo.

No entanto, os investigadores advertem que os homens não devem parar de tomar AINEs com base neste estudo.

"Há muitos benefícios comprovados dos AINEs na prevenção de doenças cardíacas e outras condições. As pessoas não devem parar de tomá-los com base neste estudo observacional. No entanto, se um homem está a tomar esta classe de drogas e tem disfunção erétil, vale a pena uma discussão com seu médico ", disse Jacobsen.

news-medical