quinta-feira, 3 de março de 2011

INIBIDORES DA BOMBA DE PRÓTONS E BAIXOS NÍVEIS DE MAGNÉSIO

A FDA está informando ao público que a prescrição de inibidores de bomba de próton (IBP) podem causar baixos níveis séricos de magnésio (hipomagnesemia), se tomado por períodos prolongados de tempo (na maioria dos casos, mais de um ano). Em aproximadamente um quarto dos casos analisados a suplementação de magnésio é recomendada, se não houver melhora nos níveis de magnésio no soro.

Os IBPs são indicados na redução da quantidade de ácido no estômago, úlceras, inflamações no esôfago e refluxo gastroesofágico. Em 2009, cerca de 21 milhões de pacientes usaram IBPs nos Estados Unidos. Pacientes que tomam IBPs costumam ficar em tratamento para uma média de cerca de 180 dias (6 meses). Os IBPs mais conhecidos são esomeprazol, dexlansoprazol, omeprazol, lansoprazol, pantoprazol e rabeprazol.

Os níveis baixos de magnésio sérico pode resultar em efeitos adversos graves, incluindo espasmos musculares (tetania), batimentos cardíacos irregulares (arritmias) e convulsões (ataques), no entanto, os doentes nem sempre têm esses sintomas.

fda